Institutos Europeus de Medicina Tropical

Interessados pelos problemas de Tropicologia médica, visitamos em 1965 e 1969 quase todos os institutos europeus de Medicina Tropical, tendo a oportunidade de verificar o intenso trabalho que eles desenvolvem no campo da pesquisa básica ou então, preparando médicos, biologistas, religiosos e pessoal paramédico para áreas tropicais. Hospitais especializados atendem os pacientes que precedem destas zonas, representados geralmente por marinheiros, enfermeiras, homens de negócio, exploradores ou antigos imigrantes.

A organização Mundial de Saúde, interessada por estes problemas, promoveu em 1962, em Copenhagen a realização  de um Simpósio, do qual participaram representantes de todas as escolas e institutos europeus de Medicina Tropical e Higiene. Têm sido da mais proveitosas as atividades desses centros, Na Antuérpia o Instituto de Medicina Tropical Príncipe Leopoldo, fundado em 1906 pelo rei Leopoldo II possui numerosas divisões, como as de Zoologia médica, Protozoologia, Medicina Veterinária, Micologia, Bacteriologia, Virologia, Hematologia e Patologia tropical, mantendo colaboração  das mais íntimas com o Hospital de Kasongo, na República do Congo.

 

Doentes com malária, doença-de-sono, lepra, esquistossomose, bouba, amebíase, tuberculose e moléstias nutricionais diversas São assistidas neste centro. Na Alemanha, existem hoje, em pleno funcionamento, 4 institutos de Medicina Tropical. O mais famoso dele s é o de Hamburgo (Instituto Bernhard Nocht), onde trabalhou durante longos anos o consagrado cientista brasileiro Henrique da Rocha Lima. Ao lado desse instituto, situa-se um belo hospital de 92  leitos, dirigido pelo rof. W. Mohs. Em Heidelberg localiza-se o Instituto de Higiene Tropical e Saúde Pública, q e mantém ligac;oes com o Sudao, a Nigéria, Uganda e Quénia. Desde 1964 está em atividade, na cidade de Munich um Instituto de Me icina Tropical, em íntima conexão com a Fa uldade de Medicina Veterinária de Kabete Universidade de Nairobi, Quénia). Finalmente, em Tubingen funciona desde 1956, dirigido pelo Prof. H.J. Knuttgen, um excelente centro de patologia tropical, com ligações em Abeok ta (Nigéria).
Amsterdam é sede de um dos mais belos institutos europeus de Medicina Tropical, que pertence, com os institutos de Agricultura e Antropologia ao chamado "Royal Tropical Institute" .

Em Nairobi é mantido um centro de treinamento e de assisténcia aos doentes desta região africana. Ainda na H landa visitamos em Rotterdam e Leyden o Instituto de Medicina Tropical Rotterdam-Leyden", dirigido pelo Prof. Bruijning, helmintologista de fama internacional. A Escola de Medicina, em Suriname (Paramaribo) recebe v liosa colaboração  desse instituto. O Hospital Harbour, em Rotterdam, com 243 leitos, ate de os pacientes portadores do que os europeus chamam de "moléstias exóticas" .

O Instituto de medicina Tropical de Lisboa, um dos mais suntuosos da Europa, mantém centros de pesquisa em Angola e Mocambique.
O Instituto de Medicina Tropical, em Basle, dirigido há vários anos pelo Prof. R. Geigy, mantém intenso intercambio com a Tanzania, principalmente a zona rural de Ifakara.

A Universidade de Edinburg, Liverpool (a primeira escola de Medicina Tropical do mundo, fundada em l898) e Londres possuem também excelentes centro$ de patologia tropical.

Para mostraçao interesse dos europeus por esses problemas, devemos referir que em Praga e na Polônia (Gdansk) existem também centros especializados em estudar todos os problemas relacionados a patologia, nos trópicos.

O esforço desenvolvido por todos esses institutos é digno dos nossos maiores elogios, porque fundamentalmente todos eles visam dar mais saúde ao homem que vive nos trópicos, dilatando-se assim, os domínios da civilização e de trabalho produtivo.
 

 

Definição de saúde

Definição de saúde de acordo com a Organização Mundial de Saúde:

A "Organização Mundial de Saúde" (OMS) define a saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades".

Não espere ter dor, problemas de saúde, e outros.... previna-se com a Quiropraxia!!!

Atenciosamente;
Dr. Fabio Corsini Motta - ABQ:0486