Normas de assistência pediátrica

O Hospital Municipal Menino Jesus, localizado no Morro dos Ingleses, presta desvelada assistência a criança paulistana, dentro de um padrão médico que enaltece a nossa profissão. Colegas dedicados, conhecedores de sua arte, vencem pelo amor ao trabalho, sempre em busca de elevados ideais. Acabo de receber, honrado e desvanecido, o primeiro exemplar de "Normas de Assistência Pediátrica", publicado pelo corpo clínico desse hospital, hoje dirigido pelo Dr. Francisco de Assis Freitas. Como chefe do Setor médico - o Prof. José Carlos Neves, responsável pela publicação  desse volume resolveu empreender esta oportuna iniciativa - a de tentar padronizar, para os pediatras, as principais normas de assistência no campo dessa bela especialidade. Graças a colaboração  do Laboratório Zambon foi possível dar a publicação  este oportuno livreto que reflete a larga experiência clínica dos dedicados colegas integrantes da equipe hospitalar daquela unidade da Secretaria de Higiene e Saúde da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Nas páginas desse livro está padronizada a conduta clínica e terapêutica em problemas pediátricos os mais diversos. Significativas vantagens derivam desta padronização , em um hospital geral. Assim, uma farmácia padronizada facilita a compra, o estoque e o controle dos medicamentos, a uniformização  medicamentosa facilita e simplifica o trabalho de enfermagem; a orientação  se torna única para todo o corpo clínico (ambulatório, enfermaria, plantonistas e residentes), podendo-se também avaliar-se  periodicamente os resultados obtidos com esta padronização, reformulando-se ou dando-se prosseguimento a mesma conduta.

As normas de assistência ao recém¬ nascido, o calendário das vacinações, as afecções das vias aéreas e do ouvido, a reeducação  ortóptica, a insuficiência cardíaca, a doença reumática, as afecções do aparelho digestivo, as anemias, as afecções do aparelho urinário, as moléstias eruptivas infecciosas, os acidentes transfusionais, a cirurgia pediátrica, a padronização  das diferentes dietas alimentares e um guia dos principais medicamentos utilizados no campo da especialidade constituem os capítulos desse manual, prático e objetivo, a ser utilizado no Hospital Municipal Menino Jesus e em outros hospitais pediátricos da nossa grande metrópole.

Como atual Secretário de Higiene e Saúde da Prefeitura Municipal de São Paulo louvo o trabalho de todos os colegas que participaram dessa árdua tarefa, levando a todos o meu aplauso, caloroso e efusivo.

Esta é a mensagem positiva que os médicos da Municipalidade trazem a nossa população . Para oferecer a seu s semelhantes a assistência e o conforto de que necessitam quando batem a sua porta, os médicos devem se desdobrar, dentro de suas temíveis e sempre crescentes responsabilidades. A Medicina permanecerá desta mane ira imutável nos seu s desígnios, com os mesmos sentimentos de grandeza de sua tarefa, animada pelo altruísmo e pelo bem comum, subsistindo no perpétuo evolver das coisas e das idéias.