Voltar ao inicio

 

Pomadas

As pomadas são remedios preparados com sustancias quase sólidas, como gorduras de diferentes animais, para uso sempre externo.

O tipo mais comum de pomada é a creme, feita muitas vezes com o produto químico "creme base" (uma fórmula geralmente com silicone ou sorbitol).

Técnica de preparo

A preparação das pomadas podem ser feitas "genéricamente", o que quer dizer que se você sabe como preparar uma, você poderá fazer todas as pomadas.

  1. Escolher com cuidado as partes da planta que sejam mais lindas
  2. Pesar 200 gramos de planta verde fresca ou 100 gramos de planta seca, lavada no caso que tenha partes duras.
  3. Pesar un kilogramo de gordura animal ou creme base
  4. Fervir num recipiente impermeável de aço inoxidável. Se não tiver, usar um recipiente de vidro. Evitar recipientes de alumínio.
  5. Depois de dissolver a gordura, deixar com fogo mínimo. Agregar a planta escolhida, revolver periódicamente con um colher de madeira.
  6. Deixar desfazer com o recipiente descoberto.
  7. Tirar do fogo, filtrar com coador de aço ou de plástico, melhor de furos pequenos
  8. Botar nas garrafinhas quando o líquido está quente. Se você tem garrafas de plástico, você pode deixar esfriar antes de botar a creme, para assegurar o plástico não derreter, mas sem deixar o produto endurecer. Lembre que a gordura animal você vai precissar esquentar de novo para derreter.
  9. Deixar esfriar no recipiente sem tampa. A poeira não tem que entrar.
  10. Tampar quando a preparação esteja dura e fría. Escrever na garrafa o nome da planta, a data de elaboração, propriedades, usos e sobre tudo: precauçoes, si tiver.

 

Conselhos para as cremes e pomadas

.Para que a creme não fique tão dura, você pode misturar parte da gordura animal com um pouco de vaselina (parafina líquida). Esto vai permitir, além de não ficar dura, que o produto final tenha uma data de vencimento mais afastada do que teria se só tivesse gordura animal.

A caducidade e as indicaçoes são a razão principal pela que sugerimos escrever na garrafa os dados da preparação.


.Você pode usar 900 gramos de vaselina e 100 gramos de lanolina.


.Para não cheirar tanto a gordura animal (que niguém deseja para cremes para a pele ou epidérmicas) tem a possibilidade de misturar folhas de hortelã com as folhas da planta que você está preparando, quando o processo começa

Tem gente que coloca diretamente algumas gotas de essências aromáticas adecuadas (quer dizer, respeitando as propriedades da creme) no momento de engarrafar