Saúde mental no Brasil

Assistência social

Sistema de saúde mental

Voltar ao início

 

 

Sistemas de saúde

 

Os sistemas de saúde no Brasil não são só aqueles que integram o SUS (Sistema Único de Saúde).

Bem que o SUS de Lula tentou um programa interessante de humanização da saúde (SUS Humaniza, em todos os estados), ainda não alcanzou para mostrar o aceso à saúde de todos os habitantes.

Os sistemas de saúde tradicional não são opostos ao sistema oficial de saúde: só são complementarios. Então uma verdadeira abordagem da questão precissa de uma visão holística da saúde e da área social: da atenção, dos serviços mais habitualmente usados, da assistência social, dos recursos psicosociais, que não sempre são os que a medicina oficial oferece.

Bem que o espiritismo e até o vampirismo não sejam reconhecidos pelo Estado, é difícil imaginar uma atençao em saúde que não leve em conta o que as pessoas procuram na hora de lidar com o sofrimento físico e mental.

Essa nova tendencia de saúde online ou informática permete a qualquer um acceder à informação que no pasado era de difícil acceso, nem sempre pelo carater secreto da medicina tradicional. As mais das vezesa questão era o ocultamento da lei, pela condena do "curanderismo", que era uma condena social. Isso acontecia na maioria das vezes nas cidades. Agora a coisa mudou.

Depois dos imigrantes rurais nas áreas urbanas, o proibido començou a ser aceitado socialmente. Como os terreiros de umbanda, começaram a ser frequentados pelas classes altas, por exemplo. Vamos introduzir fragmentos de textos antigos de psicografia recolhidos do Alain Kardec para nos aproximar a aquele conhecimento desde o momento inicial do pai dos espíritas (do século XIX).

As novas idéias de gestão em saúde falam que os cuidados informais, da familia, do grupo cultural, são as vezes mais importantes e mais concorridos que os sistemas de saúde oficial, tantas vezes um luxo inaccesível.

Abrir a mente a novas experiências é fundamental, e aqui a proposta é a de usar internet para partilhar e aumentar o contato com todo o conhecimento antigo com a tecnologia nova.