Malária nos macacos

Doaçao de sangue

A raiva

A febre amarela

A luta contra o câncer

Métodos anticoncepcionais

A Faculdade de Medicina da Bahía

Os perigos da automedicação

Alcoolismo

Aranhas venenosas

Plantas venenosas

Reabilitação profissional

Voltar ao início


 

Temas de medicina

 

No campo da medicina é normal se encontrar com muitas diferenças informativas, com problemas para selecionar o que é realmente relevante.

É assim como foi necessário recoher alguns textos da história da medicina que sejam um bom ponto de partida para os temas em medicina mais importantes. Por exemplo, embora a informaçao mude todos os dias no caso dos anticoncepcionais, sempre vai ser útil saber o que aconteceu no mundo científico quando as primeiras pesquisas foram feitas.

É por isso que aqui se podem ler os artigos que o professor Carlos da Silva Lacaz escreveu como periodista e científico, uma janela para a história da medicina e base das pesquisas, nem tanto pela informação mas pela mentalidade com que ele concevia aqueles temas da medicina. Aqui tem fragmentos dos textos mais comprometidos do doutor, ainda considerados parte do higienismo moderno.

 

O Professor Carlos da Silva Lacaz

 

Carlos da Silva Lacaz nasceu em Guaratingueti, a 19 de setembro de 1915, filho do prof. Rogerio da Silva Lacaz e de Judith Limongi Lacaz. Curso secundario no Ginasio Nogueira da Gama, de sua cidade natal. Entrou em 1934 na Faculdade de Medicina de São Paulo, onde fez toda sua carreira. Diplomado em 1940.

Ele doutorou-se em 1945, com distinção. Catedratico, em 1953, com distinçao. Autor de numerosos Evros de Medicina e de Historiografia Medica. Professor catedratico de Microbiologia e Imunologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professor Titular do Departamento de Medicina Tropical e Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Carlos da Silva Lacaz foi fundador e Diretor do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo. Professor Honoris causa pela Universidade Federal do Ceara e Universidade Nacional del Nordeste (Resistencia, Chaco, Argentina). Membro da Academia Nacional de Medicina. Membro Honorario da Academia de Medicina del Instituto de Chile. Membro correspondente da Academia Royale de Sciences d'Outre-Mer (Bruxelas, Belgica). Ex-Diretor da Faculdade de Medicina e da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Ele Participou da Universidade de São Paulo como reitor e, além disso, foi laureado com o premio Rhoda Benham, oferecido pela Associaçao Americana de Micologia Medica (1977). Trabalhou como Secretario de Higiene do Municipio de Sao Paulo, desempenhando tarefas muito importantes lá. Também foi perito da Organizaçao Mundial de Saude (OMS), em Doenças Infecciosas e Parasitarias.

 

Premios do doutor

 

Membro da American Academy of Microbiology (USA), da International Society for Human and Animal Mycology (ISHAM) e da Inter-American Society for Chemotherapy. Ex-Presidente da Academia de Medicina de Sao Paulo, Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia. Premio Alfredo Jurzykowsky, da Academia Nacional de Medicina. Premio Fundaçao Rockefeller.

Paraninfo de tres turmas da Faculdade de Medicina (1953,1956 e 1961). Patrono e homenageado por varias turmas da Faculdade de Medicina. Paraninfo, em 1971, dos farmacolandos da Faculdade de Farmacia e Bioquimica da USP Em 1973, recebeu homenagem honrosa dos diplomados pela Faculdade de Medicina Veterinari.a e Zootecnia da USP Quando Secretario de Higiene e Saude do Municipio de São Paulo.

Ele implantou a Maternidade de Vila Nova Cachoeirinha, 0 Centro de Controle de Zoonoses, o Ambulatório de Recuperação do Alcoólatra e 0 Centro de Controle de Intoxicaçoes. Premio Lucille K. Georg (1988) da International Society for Human and Medical Mycology (Barcelona, 1988). Presidente da Sociedade Brasileira de Hist6ria da Medicina (1997).